sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Condução de veículos depende de processo integrado de subtarefas















Data: 22/08/2011 / Fonte: Revista Proteção



Não há dúvidas de que o fator humano é o elemento central no ambiente natural. No ambiente viário urbano ou rural, ele tem igual importância, seja na condição de condutor, pedestre ou passageiro. Na segurança viária, o desempenho do condutor deve ser considerado, a fim de que ele seja orientado e controlado ao circular por vias públicas e privadas.



O desempenho das tarefas de condução depende de um processo integrado resultante de cinco funções: recepção da informação através dos sentidos, percepção (cérebro interpreta a informação), intelecção (raciocínio, solução dos problemas e produção de decisões), controle dos movimentos (cérebro envia instruções para as partes do corpo), e resposta das partes que recebem instruções de movimento.



As variações de cada fator interveniente no trânsito têm suas tolerâncias, quanto à demanda do sistema e o desempenho correspondente, sem que necessariamente ocorra o acidente. Existe toda uma diversidade de falhas de informação, na interação dos conjuntos de fatores intervenientes, que ocasionam incidentes e acidentes no trânsito. Todavia, considerando que o fator humano é o motivo do trânsito e, ao mesmo tempo, o maior causador de acidentes, suas variações e tolerâncias devem ser bem conhecidas e monitoradas, para possibilitar seu controle na circulação. Por essa razão, em seus projetos e construções, os engenheiros de estradas devem considerar o fato de que, assim como existe uma ampla variedade de características operacionais entre os veículos e as vias, há também entre condutores e pedestres.



Os profissionais da Engenharia Civil (atividades rodoviária e tráfego) devem estar cientes de que as características dos usuários variam muito e existem diferenças de ordem física e operacional nos veículos e nas vias públicas, assim como existem diferenças nas velocidades em que caminham os pedestres. Por outro lado, varia muito também a capacidade dos condutores e pedestres em perceber, entender e reagir ante essas peculiaridades da via e eventos do tráfego.



Mauri Adriano Panitz



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Programação da 4ª Expo Proteção está oficialmente aberta

Data: 10/08/2011 / Fonte: Redação Revista Proteção





São Paulo/SP - O maior evento de formação profissional em SST do Brasil iniciou hoje, dia 10 de agosto, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo. São esperados mais de 50 mil visitantes na 4ª Expo Proteção - Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho, que segue até o dia 12 de agosto, paralelamente à 5ª Expo Emergência.

Alexandre Gusmão, diretor da Proteção Publicações e Eventos, comemora o sucesso da abertura. "O primeiro dia do evento começou com pleno sucesso. A participação expressiva de profissionais de todo o Brasil, da Europa e América Latina confirmou nossas expectativas de que a Expo Proteção é o grande evento deste ano no Brasil e vai representar um importante incremento na formação dos profissionais da área de saúde e segurança do trabalho", afirmou.

A feira, promovida pela Revista Proteção e Revista Emergência e patrocinada pelas empresas DuPont e Honeywell, traz a profissionais e estudantes as novidades do mercado em equipamentos, produtos e serviços voltados à segurança e saúde do trabalhador. Os estandes ficarão abertos à visitação das 13h às 21h e a entrada é franca.

Na abertura da feira, que contou com a presença de representantes de diversas entidades do setor de saúde e segurança, o diretor Nacional de Saúde Ocupacional do Ministério da Previdência Social Remigio Todeschini apontou a necessidade de diminuir os gastos com acidentes de trabalho. "O custo da acidentalidade no país é muito elevado. Hoje, com custos diretos e indiretos, a Previdência gasta cerca de 56 bilhões de reais. Este custo tem que diminuir, por isso precisamos produzir com qualidade, segurança e promover a saúde dos trabalhadores", disse Todeschini.

Durante toda a Expo serão realizados 47 eventos paralelos, entre cursos, seminários, palestras e workshops. Hoje haverá quatro workshops para atualização de profissionais em SST, duas palestras técnicas gratuitas, o Fórum Internacional sobre Riscos Psicossociais e Saúde Mental no Trabalho, a abertura do 7º Seminário Proteção Brasil e do Cipassat - 4° Ciclo de Palestras Multiprofissional de Segurança e Saúde no Trabalho, além do Expo Show.

Fórum Internacional

O Fórum Internacional sobre Riscos Psicossociais, evento gratuito realizado pelo SESI (Serviço Social da Indústria), teve início às 14h, com a palestra "Riscos Psicossociais e Seus Impactos", ministrada pela Dra. Stavroula Leka, da Nottingham University Business School, Inglaterra.

Às 15h, o palestrante será o psiquiatra e médico do Trabalho Duilio Antero Camargo, que vai trazer "Uma Visão Brasileira Sobre os Riscos Psicossociais no Trabalho". E "Como Lidar com os Riscos Psicossociais e a Responsabilidade Social das Empresas" será o tema do Dr. Aditya Jain, também da Universidade de Nottingham, às 16h.
Cipassat

O Sintesp (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo) promove a capacitação dos Técnicos de Segurança do Trabalho, disponibilizando gratuitamente no auditório de seu estande cursos introdutórios em cada dia da feira, sempre pela manhã e com duração de 4 horas. "A parceria com a Proteção é muito importante. É uma oportunidade para apresentar nosso conhecimento a toda categoria", afirmou o presidente do Sintesp, Marcos Ribeiro.
No período da tarde, são oferecidas palestras técnicas com 1 hora de duração cada, formando o 4º Cipassat - Ciclo de Palestras Multiprofissional de Segurança e Saúde no Trabalho. "Uma de nossas metas é a valorização profissional do técnico de segurança do trabalho. Fizemos uma grade de cursos voltada para gerar mais conhecimento para todos os profissionais, para que todos tenham mais conhecimento técnico", disse o presidente. Nesta quarta, os temas serão: Normas de Gestão Aplicáveis a SST, Análise de Acidentes e Proteção das Mãos.

Seminário Proteção Brasil

No 7º Seminário Proteção Brasil, serão apresentados todos os cases vencedores da categoria "Temas" do Prêmio Proteção Brasil 2011. Hoje, às 14h, aconteceu a abertura oficial do evento, que segue até quinta-feira, 11.

Na quinta à noite, ocorrerá a entrega do Prêmio Proteção Brasil, atração que gera maior expectativa entre os participantes. Os premiados por região e o grande vencedor da categoria nacional serão revelados na solenidade.

Confira a programação completa em www.expoprotecao.com.br. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (11) 3129-4580 / (51) 2131-0400 ou pelo e-mail atendimento@protecaoeventos.com.br.



Foto: Revista Proteção



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ALTERAÇÃO DE E-MAIL

COMUNICAMOS ALTERAÇÃO DE E-MAIL PARA ENVIO DE MATÉRIAS PARA O BLOG:

auréliosolcomerciais@gmail.com


NÃO DEIXEM DE CONTRIBUIR, VAMOS TRANSFORMAR ESTE BLOG NUM FORUM DE DEBATES SOBRE SEGURANÇA NO TRABALHO.